Vamos tratar aqui da psicoterapia propriamente dita e do início do tratamento a partir da primeira sessão com o psicólogo.
É absolutamente normal você se sentir nervoso e ansioso na primeira consulta. Depois, esse processo passará a ser algo bem mais tranquilo. Para ajudá-lo a se acalmar, que tal saber algumas informações antes de iniciar o tratamento?
Devo levar algum material na primeira consulta?
A duração de uma sessão de terapia é de aproximadamente 45 a 50 minutos. Se quer aproveitar bem o tempo, leve consigo uma lista daquilo que deseja conversar e também das questões que necessita trabalhar. Assim, você estará melhor preparado para explicar ao psicólogo o que está te motivando a procurar pela terapia.
Se você foi indicado pelo seu médico, por um advogado ou professor a fazer a psicoterapia, leve o laudo ou o parecer técnico do profissional que o indicou para a análise do psicólogo.
Desta forma, ele saberá com mais clareza as razões para a procura pela consulta e pelo tratamento. Em alguns destes casos, o psicólogo pode até querer fazer um contato com o profissional que o indicou para saber de mais detalhes.
Se você fizer uso de medicamentos, leve informações como nome dos remédios, dosagens e há quanto tempo toma. Se guardou a prescrição médica, leve-a também.
Uma boa ideia é manter uma caderneta de anotações durante a consulta. Nela, você poderá anotar as perguntas que quer fazer e algumas observações das consultas que o ajudarão a lembrar do que foi dito durante a sessão. Isso o manterá mais envolvido e com mais foco no tratamento.
O que esperar no início do tratamento?
Já comentamos que nervosismo e ansiedade fazem parte da primeira consulta, mas não se preocupe. Certamente, o psicólogo, com toda sua experiência, saberá como deixar você mais confiante e confortável já na primeira sessão.
A primeira consulta é o momento em que o psicólogo poderá fazer uma série de perguntas que servirão para identificar o motivo que está levando você a buscar ajuda psicológica. Analisando as suas respostas e reações, ele terá uma ideia do seu problema mesmo que você não consiga explicar claramente o que sente.
Não se preocupe: o psicólogo não irá forçá-lo a falar sobre nada que seja muito difícil de ser dito logo no primeiro encontro. Aos poucos, à medida que o tratamento avança, você se sentirá mais à vontade para tratar determinados assuntos.