Meu companheiro está precisando de ajuda emocional, o que eu posso fazer?

É difícil ver alguém com quem você se preocupa passando por algum problema em sua saúde mental. É ainda pior quando você sabe que a pessoa está precisando de ajuda emocional, mas ela não tem a motivação para procurar um profissional ou mesmo tem a ciência de que tem um problema.

Meu companheiro está precisando de ajuda emocional, o que eu posso fazer?

Aproximar-se do seu companheiro, seja um namorado, namorada, marido ou esposa, e incentivá-lo a procurar terapia pode ser uma tarefa complicada. Se feito da maneira errada, você pode agravar a situação. No entanto, existem maneiras eficazes de ter essa conversa.

Neste artigo, você vai encontrar alguns passos que você pode dar para contar ao seu familiar sobre os benefícios de procurar um psicólogo.

Qual a importância da psicologia?

A psicologia é muito importante porque lida com o estudo dos processos e comportamentos da mente, aplicado nas vidas das pessoas. A maneira como os indivíduos se comportam, reagem ou se apresentam diante de diversas situações diárias estão todos associados à psicologia.

Com um psicólogo, as pessoas são capazes de aprender sobre elas mesmas. Para isso é preciso conhecer as causas dos seus próprios comportamentos e perspectivas de vida. Conhecendo-os e tendo consciência sobre sua própria personalidade, é possível desenvolver metas para superar traumas, crenças e transtornos.

Além disso, promovendo o autoconhecimento, o indivíduo se torna capaz de aprender sobre outras pessoas e suas diferenças. Obter compreensão de si mesmo e dos outros pode ajudar a melhorar o modo como os relacionamentos funcionam.

Como encorajar alguém que está precisando de ajuda emocional a procurar a terapia?

Muitas pessoas que precisam de aconselhamento com um psicólogo demoram a procurar ativamente tratamento. Geralmente, a pessoa está deprimida demais para sair da cama, muito menos ir até uma clínica. Outro medo é o de confiar em alguém o suficiente para discutir problemas emocionais.

Talvez a pessoa está enfrentando ansiedade no trabalho, mas está ocupada demais trabalhando para fazer terapia, ou ela gostaria de ir até um terapeuta, mas seu plano de saúde não vai pagar a conta.

O problema é que essas “barreiras” não podem ser consideradas legítimas. Para aqueles que não desejam sair de casa ou tem medo de “enfrentar” um psicólogo, existe a terapia online. E para os que têm problemas financeiros, ele sempre encontrará o terapeuta com um valor que caberá em seu bolso.

Se uma pessoa tivesse uma lesão física ou doença grave, muito provavelmente, ela faria um esforço para cuidar disso. O mesmo esforço não acontece quando a pessoa tem um problema psicológico.

Por isso, a ajuda de amigos e da família é fundamental para motivar a pessoa a cuidar do seu emocional. Veja como fazer isso!

Meu companheiro está precisando de ajuda emocional, o que eu posso fazer?

Demonstre apoio

A terapia com psicólogos ainda é cheia de estigmas na sociedade. Muitos desistem de procurar tratamento por medo de serem julgados como “loucos”. Portanto, o apoio de entes queridos é fundamental para motivá-lo a procurar o seu bem-estar mental.

Para isso, tome cuidado para não usar linguagem não estigmatizante ao conversar com ele sobre saúde mental. Fale da importância desse profissional da psicologia e como a vida da pessoa pode melhorar ao procurar tratamento. Além disso, assegure que você dará total apoio durante o processo terapêutico.

Tenha sensibilidade

Conversar com alguém sobre saúde mental requer empatia. Nunca inicie esta conversa delicada na frente de outras pessoas, pois isso pode causar desconforto. Permita que a pessoa se esforce para decidir se quer que os outros saibam. Dessa forma, eles se sentem respeitados e controlam seu próprio tratamento.

Além disso, evite falar com alguém quando estiver de mau humor, cansado, com prazos apertados no trabalho ou se estiver fazendo algo importante. Eles podem dispensar você ou desconsiderar o peso da conversa. Aproxime-se da pessoa quando ela estiver de bom humor, relaxada e sem distrações. Tente o máximo possível para manter a conversa privada, amigável e descontraída.

Esteja preparado para a resistência

Nem todas as pessoas que ouvem sobre terapia estarão dispostas a experimentá-la. Por isso, você precisa estar preparado para argumentar a importância de procurar um psicólogo.

Por exemplo, você pode demonstrar como sua relação com ele é importante e como ela poderia ser beneficiada ao buscar psicoterapia. No entanto, evite dar um ultimato, pois, isso pode causar sofrimento emocional.

Também é possível nomear de forma sincera as qualidades admiráveis da pessoa. Quando você aponta as qualidades positivas de alguém, elas serão motivadas a tomar as medidas necessárias para melhorar ainda mais.

Além, disso, a maioria das pessoas que se recusam a ir à terapia pode alegar que não tem problema. Ao apontar problemas específicos, sem sair do julgamento, você pode ajudá-los a ver a necessidade de procurar ajuda profissional.

Ofereça ajuda

Você pode tentar incentivar alguém a fazer terapia, mas, a menos que esteja disposto a oferecer apoio significativo, isso não vai encorajá-lo. Algumas pessoas não sabem por onde começar quando procuram ajuda. Guie-os para encontrar um psicólogo adequado na área, dependendo de suas preferências.

Caso tenha medo de ir sozinho, ofereça-se para ir com ele até que esteja confortável. Você pode se sentar na sala de espera durante as primeiras sessões. Certifique-se de garantir que você não fará perguntas indiscretas sobre o aconselhamento, a menos que ele queira compartilhar.

Dessa forma, buscar a terapia é um dos melhores passos que uma pessoa que está precisando de ajuda emocional pode tomar. No entanto, é um esforço que requer muita força e coragem. Por isso, primeiro, garanta-lhes seu amor e apoio contínuos durante todo o processo.

 

E você, está enfrentando dificuldade para motivar alguém que está precisando de ajuda emocional a procurar uma psicóloga?  Compartilhe sua mensagem nos comentários ou entre em contato comigo (51) 998529087!

Deixe uma resposta

Fechar Menu