Vida profissional a importância do autoconhecimento para o sucesso

Vida profissional – Uma carreira de sucesso tem, por base, o conhecimento das nossas próprias emoções e do sentido da atividade profissional que realizamos.

Vida profissional  a importância do autoconhecimento para o sucesso

Quando gostamos do nosso trabalho, nos sentimos motivados e buscamos desenvolver nossas habilidades. Porém, se estamos infelizes, atuando em uma função pela qual não nos interessamos, perdemos o estímulo para buscar a superação. E uma vida profissional não vivida plenamente, recheada de insatisfações, pode induzir à ansiedade e, até, depressão.

Muitos profissionais não se atentam para a importância de conciliar sua vida profissional com o trabalho que realizam. Muitas vezes, acomodam-se no emprego que possuem, mesmo que ele não seja o mais adequado à sua vocação. Por isso, não conseguem realizar o seu potencial nem obter sucesso profissional. O trabalho, assim, se torna um fardo, um “mecanismo de tortura” no qual as horas não passam e o profissional desempenha suas atividades sem qualquer motivação. Limita-se a fazer aquilo que o chefe manda, sem tomar iniciativas e sem desenvolver nada por si mesmo. E o estresse surge justamente quando você faz as coisas, mas não vê razão para fazê-las.

Conheça a si mesmo

O autoconhecimento é fundamental para que possamos discernir qual é a nossa vocação para nossa vida profissional e fortalecer nossa autoestima. Quanto mais conhecer a si mesmo, melhor será sua atuação profissional e a sua disposição para trabalhar. A motivação intrínseca é aquela que envolve o próprio prazer da realização do trabalho, impulsionando novas realizações. Para nos sentirmos motivados, precisamos conhecer nossos valores, saber onde queremos chegar e nos colocar em marcha.

Cada perfil de pessoa reage de maneira particular a situações de dificuldade e conflito nas diversas situações vivenciadas no mercado de trabalho. O autoconhecimento permite que entendamos nossos sentimentos e anseios e percebamos como eles interferem em nossa vida. Devemos observar quais situações no dia a dia nos causam conflito ou prazer. Você tem dificuldades para lidar com seus líderes e os demais funcionários? Se sente improdutivo e diminuído em relação aos outros colegas? Conhecendo seus próprios sentimentos, o profissional se torna capaz de identificar seus verdadeiros valores e traçar uma carreira adequada ao seu perfil.

Vida profissional Conheça também o outro

Devemos aprender a observar a nós mesmos, a analisar nossos comportamentos em relação aos outros funcionários e à empresa, discernir quais atitudes nossas e dos colegas geram bons resultados e saber lidar com equilíbrio e maturidade em situações de conflito. O autoconhecimento permite ao profissional avaliar seu comportamento e a se colocar no lugar do outro. Todos nós temos pontos de vista. Porém, precisamos reconhecer que nossas opiniões não são verdades absolutas. Tente sempre ouvir as opiniões divergentes como uma oportunidade de aprendizado. Desse modo, poderá aprender a lidar com as diferenças, aumentando a capacidade de realizar um trabalho em equipe.

Um ambiente laboral saudável é fundamental para que os funcionários possam desenvolver todo seu potencial. Em muitas empresas, os profissionais contam com a ajuda de um líder no processo de autoconhecimento. Nessa relação, o líder oferece feedbacks comportamentais, orienta o desenvolvimento profissional e acompanha o relacionamento entre os membros da equipe. De maneira positiva, conscientiza o trabalhador sobre suas singularidades.

O auxílio de um Psicólogo

Outro caminho para o autoconhecimento é buscar um acompanhamento psicológico, com o auxílio de um profissional. Esse processo traz respostas importantes e reveladoras para as pessoas, capazes de fazer com que desenvolvam seu potencial e tenham boa saúde mental, disposição e ânimo para trabalhar – esse trabalho é chamado de Orientação Vocacional. Desse modo, criam-se condições para que os as pessoas conquistem sua realização profissional e as empresas obtenham melhores resultados de seus colaboradores.

Se você está à procura de apoio e orientação adicional para situações desafiadoras em sua vida profissional e pessoal, procure a ajuda de um especialista. Ele vai ouvir o seu caso e orientá-lo para que possa achar a melhor solução para alcançar seus objetivos.

Você pode agendar sua consulta com psicólogo através
do e-mail ou através dos telefone:
Telefone:(51) 99852-9087
Wats: (51) 99852-9087

Deixe uma resposta

Fechar Menu